News

O que os empreendedores têm a aprender com as formigas

Talvez você não saiba, mas o funcionamento de um formigueiro pode te ensinar muito sobre o seu negócio, principalmente no que diz respeito ao foco, à organização e à produtividade. Vale a pena investir um tempo para saber mais sobre o assunto e você pode levar consigo algumas dicas valiosas a partir da leitura desse artigo.

Não se trata de uma obsessão da nossa parte, enquanto Fábrica do Futuro, por formigas, e sim inspiração em uma espécie que é coletivamente estruturada por meio de funções claras e metas estabelecidas. Ao analisar como funciona um formigueiro você se depara com uma particularidade que por si só deveria ser um valor de qualquer profissional: ninguém fica cobrando resultados e produtividade das formigas, pois elas são extremamente motivadas em relação ao que desempenham.

Agora pense qual a conclusão que podemos tirar disso: deve ser muito mais fácil alavancar um negócio/empreendimento se ele estiver imune ao descaso ou à má vontade. E sabe porque as formigas são incansáveis? Elas são extremamente identificadas com a propósito da sua existência, tornando o ambiente de qualquer formigueiro saudável, onde se respeita a vocação de cada indivíduo.

Esse ambiente de motivação e engajamento é o modelo desejado por qualquer empreendimento que esteja identificado com o mindset da nova economia e possua uma nova visão disruptiva sobre o mundo dos negócios.  Nesse sentido, é possível colocar-se no papel da formiga operária que trabalha de forma incansável para que a rainha possa reproduzir, assim como nós, enquanto profissionais, podemos estar completamente envolvidos em proporcionar uma experiência enriquecedora ao nosso cliente, seja ele qual for.

A partir desse primeiro ensaio, na comparação entre um negócio e uma sociedade composta por formigas, é possível apresentar alguns questionamentos: nossas organizações funcionam assim? Nós estamos felizes com o que fazemos? Os objetivos são claros e possíveis de serem alcançados? Temos, de fato, a chance de desenvolver nossos talentos? O nosso foco está voltado ao cliente? Como líderes, estimulamos a participação e valorizamos os resultados? Há espaço para inovação ou não nos permitimos ao erro?

Em um formigueiro, pode ter certeza que todas essas respostas serão positivas. As formigas se adaptam ao ambiente do formigueiro, dependendo da região, do tipo de alimento disponível e do clima, criando novas estratégias de alimentação e estocagem, por exemplo. Compare o seu negócio e pense se você é capaz de se adaptar às condições de mercado, para sobreviver e crescer continuamente. Estamos te provocando a transformar o seu negócio em um formigueiro eficaz.

Para isso, é fundamental compreender que assim como a alma do formigueiro são as formigas, as empresas existem e pulsam por causa das pessoas. A natureza é sábia e tem muito a nos ensinar. Não é por acaso, que existem registros fósseis que indicam que as formigas surgiram a cerca de 80 milhões de anos atrás e tiveram sucesso em colonizar quase todas as regiões do mundo, com exceção da Antártida e do Pólo Norte.

A receita é bem simples: cooperação e divisão de tarefas. A sociedade das formigas é tão potente que, em 2002, a maior colônia de formigas foi descoberta por cientistas suíços, franceses e dinamarqueses, noticiada pela BBC. A super colônia ocupava uma faixa de seis mil quilômetros, começando no noroeste da Espanha, descendo até Portugal, voltando à Espanha pelo sudoeste e se estendendo pelo litoral até o norte da Itália, passando também pela França. Como seria o potencial econômico dessa colônia se ela fosse um empreendimento?

Veja também: