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Inovação na área de tecnologia e empreendedorismo

O empreendedorismo, desde meados de 2015, quando a crise política e econômica estourou no país e foi responsável por milhares de demissões, consiste em uma das palavras que mais ouvimos falar. Não é difícil encontrar, atualmente, uma pessoa que possui o seu próprio negócio ou, até mesmo, alguém que sonha em construir a sua empresa.

Entretanto, apesar do mercado ser imenso e oferecer uma gama de oportunidades, trata-se de uma estrutura extremamente concorrida. Essa característica tem exigido corporações cada vez mais inovadoras, que sejam capazes de suprir a necessidade do mercado de maneira assertiva e dinâmica, sem perder a lucratividade.

Então, se você deseja saber como tornar o seu negócio referência quando o assunto é inovação, acompanhe este artigo.

Qual é o perfil de um empreendedor inovador?

É fato, a cultura de uma empresa diz muito a respeito do empreendedor. Por isso, muitos fundadores e sócios corporativos tendem a criar hábitos mais positivos, não apenas para si, mas, também, para a corporação, isso porque grande parte dos funcionários tem essas figuras como exemplos e inspirações.

Desse modo, há algumas características que todo empreendedor que deseja implementar a cultura da inovação no seu negócio deve apresentar. Confira abaixo.

Persistência

A persistência é essencial para diversas situações na vida, inclusive no mundo dos negócios. Ao construir uma empresa, é necessário que o empresário tenha em mente que nem sempre as coisas darão resultados imediatos ou trarão altíssimos lucros rapidamente. O processo é árduo e lento, exigindo não apenas dedicação, mas também a coragem de continuar tentando e acreditando: a dita cuja da persistência.

Criatividade

É muito fácil reconhecer as campanhas de determinadas empresas, principalmente no que diz respeito às startups, corporações que têm ganhado um grande espaço no Brasil. Isso porque essas ações são marcadas por uma característica em especial: a criatividade.

Para se destacar no mercado e ganhar espaço entre o público-alvo, é essencial que o empreendedor seja criativo e invista em novas tendências para a empresa. Existem diversas medidas que podem estimular o espírito criativo, como é o caso da informação. Manter-se antenado aos assuntos que permeiam o seu nicho de mercado, o mundo dos negócios e, principalmente, financeiro, pode ser uma ótima oportunidade para pensar em ideias inovadoras.

Liderança e trabalho em equipe

A liderança é um dos pilares da corporação. E, acredite, nessa estrutura, o trabalho em equipe tem um peso muito semelhante. Não é necessário apenas que o empreendedor saiba liderar com maestria, mas, também, que treine ótimos profissionais para assumir desafios internos da corporação, dos quais repliquem a cultura da empresa.

Nesse cenário, o trabalho em equipe é essencial para fazer tudo funcionar de acordo com a cultura da corporação.

Empreendedorismo inovador: quais os benefícios desse tipo de negócio?

Um negócio que investe na inovação e tecnologia possui uma série de benefícios, como:

  • Maior destaque no mercado;
  • Forte presença nas mídias onlines;
  • Resultados mais assertivos;
  • Equipe alinhada;
  • Melhores oportunidades de negócios;
  • Maiores possibilidades de expansão da corporação.

Dicas para investir em processos inovadores para o seu negócio

De nada adianta um perfil empreendedor inovador se não há investimentos em processos que realmente trarão resultados para a corporação. Então, listamos abaixo algumas dicas de estratégias que marcam presença nas empresas que desejam expandir seus espaços no mercado de atuação.

Não deixe o Marketing Digital de lado

Que o Google é uma das maiores vitrines do mundo, isso não é segredo para ninguém. Mas, afinal, como garantir um espaço privilegiado nessa prateleira? Essa resposta é muito simples: por meio do Marketing Digital.

Basicamente, o Marketing Digital consiste em uma série de estratégias que visam posicionar o seu produto ou serviço nas mídias onlines. A principal base dessas medidas é o SEO, conhecido como Otimização de Sites, que, por sua vez, é caracterizado como um conjunto de normas que os buscadores utilizam para decidirem a relevância de um determinado site.

Desse modo, para se destacar no Marketing Digital, é essencial que a corporação entenda as principais nuances desse mundo e comece processos mais simples, como investir no site corporativo e redes sociais.

Site

O primeiro passo para a inserção da empresa no mundo do marketing digital é a construção de um site institucional. Nesse sentido, este portal deve obedecer todas as “regras” de SEO, sendo necessário que seja uma plataforma otimizada, responsiva (adaptável à todos os dispositivos) e priorize a experiência do usuário.

Além do site em si, é essencial investir na produção de conteúdos de qualidade, garantindo que tanto o cliente quanto um possível lead saiba exatamente quais tipos de serviços e produtos a sua empresa comercializa, garantindo também ótimas posições nos principais buscadores.

Redes sociais

Nos últimos anos, diversas empresas têm ganhado visibilidade por meio das redes sociais mais utilizadas pelo público-alvo, como é o caso do Instagram, Facebook e Twitter. Manter-se por dentro das plataformas digitais é um meio muito eficaz de juntar diversas estratégias, desde melhorias significativas do atendimento ao consumidor, passando pela divulgação assertiva de produtos e serviços da empresa, até promover um canal eficaz de interação com o público.

Outras estratégias

Além do site e das redes sociais, o Marketing Digital dispõe de outras estratégias que podem ser realizadas no universo online como forma de inovar cada vez mais o seu negócio, como e-mail marketing, parcerias onlines, linkbuilding e inbound marketing.

Nesse processo, saiba que o endomarketing é a alma da sua empresa

Grandes estratégias externas não farão efeitos totalmente positivos se houver uma equipe interna desmotivada com a corporação. Então, nesse aspecto, o endomarketing é um passo importante para estabelecer uma cultura inovadora.

É muito simples entender o conceito de endomarketing: basta prestar atenção no clima organizacional de uma empresa como o Google. É o sonho de diversas pessoas trabalhar em um ambiente como esse, não é mesmo?

Em outras palavras, o endomarketing consiste na comunicação interna da empresa, ou seja, é responsável por todas as estratégias e ações responsáveis por motivar os funcionários da corporação; como também de distribuir qualquer tipo de aviso, memorando ou informações de outros cunhos à todos os colaboradores.

Como você já deve ter percebido, o alcance do endomarketing é significativo, isso porque tem contato com todas as áreas da comunicação. Desse modo, consiste em uma ótima ferramenta para promoção de não apenas uma empresa inovadora, mas também para a implementação de uma cultura focada na tecnologia, desenvolvimento e resultados em prol da corporação.

Há uma série de medidas que podem motivar os funcionários e promover um ambiente mais leve, como é o caso das festas corporativas, metas, bonificações e ações em datas comemorativas (como Natal, Páscoa, Dia das mães, Dia dos pais, Halloween, Festa Junina e etc).

Acompanhe o seu nicho de mercado

Nem só de campanhas motivacionais viverá o empreendedor inovador, não é mesmo? Um passo essencial para qualquer empresa se manter ativa no mercado é acompanhar o seu nicho.

Nesse sentido, é essencial que a corporação esteja atenta às novidades que rondam o seu mercado de atuação, seja por meio de cursos, artigos, matérias jornalísticas, palestras ou, até mesmo, eventos corporativos. Essa atitude pode não apenas instigar inspirações para projetos bacanas da empresa, mas também para manter os seus negócios à frente da concorrência.

Não é um mito: o seu cliente deve ser prioridade

A frase “o cliente tem sempre razão” não é utilizada somente em lojas familiares ou estabelecimentos comerciais, pelo contrário, consiste em uma “lei universal” usada por todas as corporações. Desse modo, o bem-estar do cliente deve ser a prioridade de qualquer empresa que deseja se destacar ou manter-se firme no mercado.

Sendo assim, é de suma importância que a empresa invista em um ótimo atendimento ao cliente, seja por meio do site, e-mail, telefone, redes sociais ou outras formas de comunicação que a corporação disponha.

Além de profissionais preparados, é essencial contar com uma estrutura adequada para atendimento, seja ele online ou offline, se preocupando em solucionar o mais rápido possível o questionamento do cliente.

Não deixe de lado a estrutura da empresa

É válido destacar que o T.I. é uma das equipes de grande peso na corporação e, consequentemente, para a inovação. Basicamente, é o setor responsável por toda a estrutura da empresa, como equipamentos para exercer as atividades, cabeamentos, sistemas, plataformas e outros materiais semelhantes.

É essencial que a empresa invista em uma estrutura adequada, adquirindo computadores e equipamentos que atenderão o funcionário com maestria. Além disso, é de suma importância contar com outras peças dessa estrutura em pleno funcionamento, evitando qualquer tipo de pane que possa atrapalhar as atividades dos colaboradores.

Métricas são extremamente importantes: acompanhe o seu resultado

Por fim, mas não menos importante, é essencial acompanhar as métricas da sua empresa. Por meio dos resultados é possível entender quais ações têm gerado mais lucros para a corporação, como também atitudes que renderam poucos resultados para a empresa.

Com base nessas informações, a corporação tem ideia de quais são as ações benéficas e maléficas para os negócios; como também, quais estratégias podem ser adotadas para expandir a corporação ou nicho no mercado. Lembre-se: o importante é planejar, os próximos passos são mais leves no mundo dos negócios inovadores.

 

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